Observar a evolução e os processos tecnológicos, os seus impactos e a sua organização em uma sociedade informacional conectada, tendo como foco a relação entre comunicação, tecnologia e cidadania: este é o foco temático do TECCRED, cuja complexidade exige uma abordagem multidisciplinar.
Nesse sentido, o e-book "Comunicação, Tecnologia e Cultura de Rede", que será lançado nesta quinta-feira (1º de setembro), reflete exatamente esse caráter: os nove artigos que compõem o livro abordam questões e desafios da atualidade: jornalismo colaborativo, narrativas fotográficas e novas formas de trabalho audiovisual, interação homem-máquina, regulação e riscos de controle.
Os textos são divididos em três áreas. Vamos a elas.
Jornalismo: Colaboração e Narrativa Visual
O livro começa com uma análise dos modelos de participação adotados por três portais: o Minha Notícia, do iG; o iReport, da CNN; e o sul-coreano OhmyNews. O texto é assinado por Rafael Sbarai (@rafaelsbarai), editor do site de Veja e pesquisador, mestre em comunicação pela Cásper Líbero.
Para complementar o assunto, a repórter do G1 e especialista em comunicação Luísa Brito também discute a colaboração, abordando a inserção do público na veiculação de informações e a importância de sua participação em portais noticiosos "para fazer um jornalismo diferente, mais completo e inovador".
Já o uso das galerias de fotos para contar histórias na web é o tema do artigo da jornalista Aretha Martins. Ela ressalta que, neste modelo cada vez mais presente em portais, são as imagens, e não o texto, que "contam a história" para o observador, que cria seus caminhos e compartilha os conteúdos.
Humanos e Sistemas Computaicionais: uma Relação Tecnológica
O avanço tecnológico digital, que deverá levar o ser humano a um patamar de comunicação marcado por "máquinas inteligentes", capazes de se comunicarem entre elas e com o próprio indivíduo, é discutido no texto que abre a segunda seção do e-book, assinado por Walter Lima (@walter_lima), coordenador do TECCRED e organizador do livro, além da especialista em comunicação Renata Reche.
Outros aspectos ligados à relação homem-máquina e cooperação nas redes, em especial os expoentes da revolução tecnológica, a capacitação do profissional de comunicação, a adoção do termo "redes sociais" e a conceituação de poder e influência, foram abordados por Rafael Vergili, mestrando da Cásper Líbero e pesquisador.
Por fim, Lídia Zuin (@lidiazuin), estudante de jornalismo, faz uma relação entre a ficção científica e a ciência presente na animação japonesa visionária Serial Experiments Lain, que apresenta a fictícia tecnologia Wired Protocol 7, análoga ao conceito de protocolos de internet.
Regulação e Desafios Tecnológicos
A terceira e última seção do e-book começa com os desafios e obstáculos legais para a implantação de uma programação televisiva por meio da rede, a tecnologia IPTV, em artigo assinado por Diólia Graziano (@diolia), mestre em comunicação pela Cásper Líbero.
Lia Ribeiro, pesquisadora e diretora da Momento Editorial (responsável pela edição do e-book), aborda o processo de mudança dos meios de comunicação e as discussões que os cercam sobre regulações e riscos sobre formas de controle.
O trabalho do professor em produção audiovisual Marcos Ryo (@proryo), apresentando uma outra divisão do trabalho na etapa de captação de imagens na produção do filme publicitário (batizado de Experimental Re:coletivo), finaliza o livro.
Não se esqueça: a partir das 17h do dia 1º de setembro, o e-book estará disponível para download gratuito.
Saudações.Interesse desde aqui a Bahia.Ansioso. Aguardando.
ResponderExcluir